CDE CAMPINAS
Av. Barão de Itapura, 933
(19) 3737-0770
CDE AMPARO
Av. Dr. Carlos Burgos, 1626
(19) 3817-9960
WIFI

EXAMES REALIZADOS > RESSONÂNCIA MAGNÉTICA


Ressonância Magnética
Descrição:
É um exame que não envolve dor, mas pode haver um desconforto relacionado à sensação de claustrofobia em pessoas sensíveis. Outro fator de desconforto é o ruído do aparelho, que em algumas partes do exame pode ser bem alto, mas, para minimizar esse inconveniente, oferecemos protetores e fones de ouvido com música (pode ser um CD ou DVD seu). Temos uma ambientação do setor de ressonância e da sala de exame, além de uma ampla equipe preparada para oferecer apoio técnico e emocional durante o preparo e a realização do exame.

Agendar sempre os exames de ressonância magnética com antecedência. O prazo de entrega do exame é de quatro dias úteis. Ao fazer a ficha para o exame, declare a opção de retirar o exame nesse prazo, ou receber o exame em casa por sedex ou motoboy (há uma taxa para essas opções).

Pode ser usado um tranqüilizante uma hora antes do exame se o paciente já estiver acostumado a tomá-lo. Nesse caso, evitar dirigir veículos após o exame. Caso não tenha o hábito de usar calmantes, mas deseje usar no dia desse exame, sugerimos marcar com antecedência uma entrevista com um dos médicos do CDE.
Caso seja necessário anestesia (pacientes com claustrofobia severa ou crianças pequenas, em geral de menos de 5 anos), essa deve ser agendada com antecedência.

Há situações em que o exame não pode ser realizado (contra-indicações):
- Pacientes que têm clipes de aneurisma.
- Pacientes com implantes e aparelhos oculares.
- Marca-passo cardíaco.
- Fixadores ortopédicos externos.
- Grávidas com menos de 12 semanas de gestação.
O exame pode em geral ser feito em pacientes com clipes na vesícula biliar, próteses em válvulas do coração, implantes ortopédicos internos, pacientes com derivação ventrículo-peritonial e portadoras de DIU.
Piercing: em geral precisa ser retirado. Comunique à técnica se usar algum piercing.

Em geral o exame não pode ser feito em pacientes com peso de mais de 160 kg.
Em alguns casos pode ser necessário o uso de contraste para-magnético. Esse contraste é diferente dos contrastes à base de iodo usado nos exames de raio-x, e muito mais seguro. Informar no caso de hipersensibilidade ao gadolíneo, que é a substância usada nos contrastes para ressonância magnética.

Preparo:
Lembre-se de trazer para a clínica os exames realizados anteriormente. Solicita-se jejum de 4 a 6 horas antes do exame. Em casos especiais o jejum pode ser dispensado (consulte a clínica). Leia também descrição do exame, pois há informações importantes.

ESPECIALIDADES

Ultrasom Breast Center Medicina Fetal Densitometria Óssea Ressonância Magnética Tomografia Computadorizada Raio-X Digital
Responsável Técnico:
Dr Hélio S. A. de Camargo Jr.
CRM 39998